quinta-feira, maio 22, 2014

O ÍNDIO COMO SUJEITO DE DIREITOS



Convite




A Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá, com atuação voltada à população indígena da região centro-norte do Paraná, através de sua Diretoria e Equipe Técnica, vem convidá-lo (a) a participar do evento:


“II Diálogo: O índio como sujeito de Direitos.”


Palestrante convidado: Luiz Eduardo Canto de Azevedo Bueno
Promotor e Procurador de Justiça
Coordenador do CAOP (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção às Comunidades Indígenas)


Data: 30 de maio de 2014
Local: Sede da Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá
Rodovia BR 376, km 170
Horário: 13:30 horas



Favor confirmar presença até o dia 27 de maio pelos telefones (44) 3224-7117; (44) 9832-4333; (44) 9837-2802.

quarta-feira, maio 21, 2014

COMO É SER CHEFE, GERENTE, ENCARREGADO, DIRETOR, PRESIDENTE, PATRÃO, LIDER?


Quem nunca foi chefe, gerente, diretor, presidente, patrão ou qualquer outra função de liderança, não sabe o quanto custa emocionalmente, pessoalmente, funcionalmente e as vezes ainda até familiarmente, exercer tais cargos. 

Na maioria das vezes os lideres são mal interpretados, muitos os julgam de acordo com suas conveniências, se não simpatizam ou não gostam do lider profissionalmente já transferem pra vida pessoal também... 

O líder fica sem dormir, o líder chora, o líder lamenta, o líder se entristece, o líder leva problemas pra casa, o líder tem contas pra pagar, o líder tem problemas e nem todas decisões que o líder toma são sempre de acordo com sua opinião, mas ele tem que executar as decisões dos outros ou do sistema! 

Se você quiser é possível imaginar a dedicação e sacrifícios que o líder passou e continua passando, pois os desafios são diários. Certamente que algo lhe custou e custa para exercer suas funções... 

Será que as pessoas "não sabem" que lider também é gente com sentimentos e também é subordinado à regras "ou não querem saber"?


Vandré Fernando

sexta-feira, maio 16, 2014

A MAIORIA DOS ABUSOS SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS SÃO COMETIDOS POR PAIS BIOLÓGICOS.


O Abuso sexual intrafamiliar
Esta forma de violência contra a criança e adolescente se configura na mais difícil de ser detectada e conseqüentemente combatida, pois na maioria das vezes se dá dentro de casa, por parentes próximos ou vizinhos e amigos chegados da família e um dado mais assustador é que a maioria desses abusadores nem sempre são padrastos como se pensava, em uma pesquisa da ABRAPIA ficou constado que os principais abusadores são os pais biológicos. É muito comum, portanto, crianças serem abusadas e outros membros da família como mãe e irmãos ou irmãs mais velhos protegerem o abusador com medo de represálias, a mãe na maioria das vezes protege o marido por não ter como sustentar a casa caso o marido vá embora.
 
Leia mais AQUI

segunda-feira, maio 05, 2014

TUDO SOBRE OS CONSELHOS TUTELARES

Cansei, talves para alguns possa parecer exagero ou drama eu começar uma postagem com a palavra "cansei", mas literalmente estou cansado de viver e acompanhar os problemas causados pelas Prefeituras e outros orgãos aos Conselhos Tutelares de todo Brasil.

Tenho a convicção que 99º dos Conselheiros Tutelares de todo Brasil concordam que estamos cansados de tantos problemas, de defender direitos e não termos nosso direitos cumpridos, ingerências de orgãos públicos em especial às Prefeituras, falta de capacitação para os Conselheiros Tutelares também, mas principalmente para servidores das Prefeituras e para população em geral sobre nossas reais atribuições e falta de condições de trabalho que vai desde a falta de materiais até a falta de recursos humanos. 

Quando defendemos os Conselheiros Tutelares, quando requisitamos e em vários momentos até imploramos melhores estruturas aos Conselhos Tutelares, na verdade estamos defendendo Crianças, Adolescentes e suas Famílias. Afinal, Conselheiros Tutelares capacitados e com seus direitos assegurados, Conselhos Tutelares estruturados e rede de atendimento à Criança e ao Adolescente organizada, consciente das atribuições de cada orgão, certamente que os mais favorecidos serão nossos atendidos e a população de forma geral, de acordo com o artigo 70 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente; É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.

Considerando meu compromisso com a causa Criança e Adolescente que vai além da minha função de estar Conselheiro Tutelar por ser passageira e também o fato de Maringá tem fundado o 1º Conselho Tutelar do Brasil, condição esta que nos convida a no mínimo tentar contribuir com todos Conselheiros Tutelares deste Pais, regularmente vou socializar nesta página informações e opiniões sobre Conselhos Tutelares. 
Peço aos Conselheiros Tutelares e simpatizantes com nossa causa, que divulguem nossas postagens e nos enviem material sobre.

Para iniciar vou indicar links de leituras básicas que todos Conselheiros Tutelares devem conhecer:

Estatuto da Criança e do Adolescente - clique AQUI.

Estatuto da Criança e do Adolescente - Anotado e Interpretado - MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ - Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente - clique AQUI.

Perguntas e Respostas sobre Conselhos Tutelares, CMDCA e Rede de atendimento à Criança e ao Adolescente -  MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ - Municipio que respeita a Criança - Manual de Orientação aos Gestores Municipais clique AQUI.

Jurisprudências, leis,artigos, matérias, informações sobre a área da Criança e do Adolescente - Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente - clique AQUI.

Edson Sêda, Advogado, educador, membro da comissão redatora do Estatuto da Criança e do Adolescente - clique AQUI.

Capacitações para Conselheiros Tutelares e Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente - clique AQUI.


Atenciosamente,

Vandré Fernando - Conselheiro Tutelar em Maringá.
Site/Blog - www.vandre.com.br
Celular - (44)9113-2799 vivo