terça-feira, fevereiro 06, 2007

QUALIDADE DE VIDA

Como superar o sedentarismo

Geralmente quando faço uma pergunta a alguém do por que não faz atividade física, a grande maioria responde que não tem tempo, pois sabem que é importante, porém não sabem como colocar dentro da agenda apertada. Quando alguém resolve procurar uma academia, um personal trainer ou algo relacionado a atividade física sempre correlaciona a uma mudança na vida da pessoa, ou a pessoa mudou de emprego, mudou de casa, trocou de namorado, terminou a faculdade, etc. São momentos em que a pessoa passa por uma organização na sua vida, devido a motivação que a envolve naquele momento.

E por que não se organizar sempre?? Não custaria nada apenas alguns minutos a mais para repensar na agenda diária e no bem estar no final de todos os dias que isso tudo proporciona.
Para superar o sedentarismo deve-se criar um fator motivacional. Uma equipe motivada é sempre uma equipe vencedora, para isso é preciso criar um espírito ativo para o dia a dia, como estímulo e definição de objetivos, avaliação e recompensa de resultados, juntando tudo para preparar o futuro.


O termo Incentivo torna-se mais amplo e enquadra todas atividades de lazer. Tudo que possa melhorar seus hábitos e performance, "Motivação e Qualidade de Vida". Com o objetivo de mostrar às pessoas o talento de ser feliz.


A motivação é o fator principal para um esportista melhorar seu nível de preparação, ou tentar mante-lo. O atleta pode gostar de um determinado tipo de atividade, pode ter necessidade de aprender outro tipo de exercício, pode querer vivenciar outra atividade, etc. Então precisamos fazer algumas perguntas para descobrir o que realmente queremos como: Encontramos o interesse e a motivação dentro de nós? Por que queremos praticar atividade física? Que meta queremos alcançar?


Essas respostas estão dentro de cada um de nós. O seu otimismo e interesse vão converter-se em sucesso, com a sua própria força de vontade. Não existe preguiça, só desinteresse, o que significa - falta de motivação. Deixe de lado todo pessimismo e imagine as situações de sucesso que você pode obter com seu esforço.


Uma seção de exercícios deve ser uma experiência agradável - desde que realizada com entusiasmo. Você precisa de motivação emocional a fim de obter os máximos benefícios de uma atividade. Tente fazer sua atividade física com seus amigos, com personal trainer ou em ambientes prazerosos. Algumas academias e personais trainers oferecem descontos para grupos. O ponto alto disso é a motivação das pessoas do grupo que têm o mesmo objetivo ao ingressar numa rotina de exercícios. Além disso, é ideal encontrar amigos na academia e colocar o papo em dia enquanto malha.


O ponto baixo disso é possivelmente quando os amigos não conseguem fazer as mesmas atividades ou um deles não consegue chegar ao objetivo desejado. Exercitar-se regularmente são comportamentos que produzem enormes benefícios à saúde, mas requerem uma grande quantidade de compromisso, planejamento e energia para manter. Desenvolver hábitos que contribuam para um estilo de vida saudável freqüentemente requer mais do que força de vontade. Pessoas próximas à você têm muita influência no seu comportamento. Faça com que seu parceiro ou amigo próximo se exercite, se alimente bem.


Comece com novas tradições de casa que ajudam no estilo de vida saudável, como caminhadas de final de semana, faça o que funciona para você e para a sua família. Aulas de exercícios, grupos de caminhada, clubes de ciclismo e outros esportes e oportunidade de fitness estão disponíveis na maioria das comunidades. Cheque seus clubes locais e academias para ver que aulas ou grupos podem te interessar.


O que tornaria a sua comunidade um local mais saudável? Faça um projeto recompensador. Incentive escolas a oferecer educação física e programas de educação de qualidade. Ajude a planejar e a construir a ciclovia. Contate políticos locais sobre assuntos relacionados à saúde na cidade. O céu é o limite. Se todos fizerem um pouco, sua comunidade fornecerá melhor apoio para estilos de vida mais saudáveis.


Janete Neves - janeteneves@gmail.com

Nenhum comentário: