quinta-feira, abril 26, 2007

Viva e deixe viver: um mundo melhor começa por você!

por Roberth Fabris

O trânsito nas grandes cidades está cada vez mais caótico e fora de controle, e em Maringá as coisas também estão ficando calamitosas, como o número de acidentes e mortes que estão cada vez mais assustadores. Parece uma coisa banal, sem importância, mas o respeito ao trânsito e nas vias podem salvar muitas vidas. O mundo moderno deixa a velocidade controlar o ritmo e as batidas do coração, e isto não é bom, o ideal é o homem e a mulher do século XXI perceber que pequenas coisas podem gerar grandes mudanças.
Um capacete que é colocado corretamente, não na testa, mas sim na cabeça... um cinto que se fecha e preserva a vida do condutor e passageiros do veículo... crianças que vão no banco de trás sempre, estão preservando suas vidas. E os pedestres que atravessam na faixa de segurança, e os motoristas que respeitam as vias e suas sinalizações. Parecem coisas do cotidiano, ou seja, do nosso dia-a-dia. Mas infelizmente, o povo esqueceu de detalhes, mais precisamente destes detalhes que mudam a vida de muitas famílias. Um simples gesto pode dizer sim para a vida e não para a morte!
Viva e deixe viver! Está é a Campanha que Maringá está realizando com o apoio de diversas entidades que têm como principal intuito preservar e salvar vidas. E mais do que nunca citando o discurso do Prefeito Silvio Magalhães Barros II: Preserve a vida, respeitar a vida é respeitar Deus, acima de tudo não matarás! Viva e deixe viver.
Portanto não é preciso dizer mais nada, apenas este slogan já nos mostra que o intuito é cada vez fazer de nossa cidade um lugar melhor para se viver, e acima de tudo conscientizar o povo do Paraná, e por que não do Brasil sobre a importância de respeitar e humanizar o trânsito. Pois morrem mais pessoas no trânsito, do que morreram em guerras civis e mundiais. Vamos empunhar a bandeira da paz, e colocar um fim nesta guerra desigual. Comece a mudança por você e viva num mundo melhor.

*Roberth Marcel Fabris é escritor paranaense, crítico de cinema e artes da revista NYX, colaborador articulista da revista Mídia & Saúde, colaborador cultural da revista Viração, e mestrando em Literatura: teorias críticas pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Ministra palestras sobre os temas: Literatura e Cinema, A Trajetória dos heróis, Jim Hawkins: um herói de tesouro na literatura e no cinema, O Universo arturiano, Os cavaleiros do Graal.



><<>>

Nenhum comentário: