terça-feira, fevereiro 24, 2009

Caminho das Ìndias, a falta de limites na criação de um jovem.

Glória Perez diz em seu Blog;
O assunto virou polêmica, e tenho recebido, aqui no blog, cartas de mães indignadas, que identificam o Zeca como uma personagem criada para demonizar alunos e santificar professoras!

Calma, pessoal! o colégio é apenas um aspecto da vida do Zeca: a função da personagem é mostrar onde pode dar a falta de limites na criação de um jovem. O Zeca é um aprendiz de pitboy, não é o retrato do aluno padrão!
Leia mais AQUI.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!!!!!!!!!!!!
Sou professora da rede pública a mais de 23 anos,não me vejo na personagem da professora ,criada por ti.Mas percebo que as pesquisas feitas ,em torno da personagem estão criando muitas polêmicas e sei do resultado do Ibope!!!Maravilha !!Parabéns!!!A rede globo no quesito novelesco ,leva sempre a melhor.
Mas meu propósito aqui ,tem outros valores além desses!!tão famigerados comentários.
Como por exemplo a educação.Infelizmente nos deparamos com cada caso muito triste,alunos que chegam ao ensino básico ou ao ensino médio,sem saber a norma culta da língua portuguesa.Analfabetos!
Pasmem!!Alunos,que chegam a quinta série.e quando cobrados a desevolver uma atividade viram para mim e falam ..professora não sei escrever nada e também não sei .lêr nada..Perguntando a eles falaram que as prfessoras do ensino bãsico ciclo 1 nos deixam de canto.pois não tem como lidar com esse problema que já vem lá dos pré..è triste Glória..como poder alfabetizar uma criança no ciclo 2 do ensino básico ,onde tenho planejamento a cumprir..no tempo hábil...Pelo amor de eus o Brsil tem que parar com a Progressão automática..que é passar de série sem saber lêr e escrever..Essa é a nossa realidade..Help!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Socorro Brasil...Mudem de Métodos esse está falido.Pensem nas crianças mudas e telepáticas!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Glória!!Parabéns!!Quando posso assisto a novela é lindinha e vc também!
Beijinhos
Graça Mateus

Anônimo disse...

Boa tarde. Sou professora efetiva em uma escola estadual no interior do estado de São Paulo. Já recebi e continuo recebendo (estamos em março de 2009) inúmeras ofensas verbais. Aliás, meus colegas de trabalho também.Ameaças então nem se fala.Já sofri agressões físicas como mochilada nas costas, bolas de papel no rosto(isso é muito corriqueiro), já jogaram fruta na cabeça, etc. Isso só no meu caso. Já presenciei professor que recebeu tesourada no olho; um outro professor que teve a perna cortada pois um aluno arremessou-lhe a lata de lixo, etc, etc, etc... São muitos casos de violência por parte dos alunos contra os professores.Agora pergunto em qual outra profissão ou trabalho um funcionário é tratado assim quase que diariamente???????????????????....................

Paulo Coutelle disse...

Parabéns Glória
É importante que num meio de comunicação de massa tão poderoso como a novela da Globo em horário nobre,seja abordado um problema de tal importancia, como a rebeldia do jovem, dentro e fora da ambiente escolar.
Claro que a autora mostra um personagem estereotipado para poder marcar bem o problema.
Mas isto é importante para cada pai e mãe fazer autocritica sobre o comportamento de si pedrante a formação de seus filhos.
Pais são os educadores numero Um na formação da criança e o jovem.
Não há nenhum benefício em tentar transferir estas responsabilidades.
É muito importante analizar o que aconteceu com a geração que hoje tem por volta de 40 anos, para aparecer as possíveis soluções da falta de educação de muitos jovens.