segunda-feira, novembro 22, 2010

OPINIÕES DE UMA ADOLESCENTE DE 12 ANOS

Por:
Agressão à crianças

Atualmente os pais andam agredindo seu pequeninos por motivos banais, mas não pensam que sua crianças podem estar tendo essas atitudes erradas devido à falta de limites e falta da presença de seus pais.

Os pais por sua vez, não podem querer impor limites em seus filhos se não dão exemplo. As crianças e adolescentes não obedecem seus pais pelo que falam e sim pelo que fazem, sendo certo ou errado.

Há pouco tempo foi aprovada a lei da “Palmadinha”, que proíbe qualquer agressão corporal em crianças e adolescentes.

Penso que com esse novo direito das crianças e dos adolescentes, as agressões vão diminuir, pois caso quebrada a lei, ao sujeito deverá ser aplicada uma advertência e será encaminhado para programas de proteção à família e orientação pedagógica.

A culpa dessas agressões nunca é das crianças e sim de seus pais, que muitas vezes, perdem a chance de ensinar o caminho certo à seus filhos e acham que batendo demonstrarão autoridade e conseguirão fazer com que seus filhos o obedeçam.

Os pais precisam pensar um pouco não só no que eles querem que seus filhos façam, mas sim como irão fazer com que isso aconteça, pois seus filhos precisam muito de palavras corretas, precisam atitudes corretas para copiá-las.

Pais devem ser referência. Crianças e adolescentes se espelham nos seus ídolos que são os pais e por isso tendem à imitá-los de maneira certa ou errada.

O diálogo nunca deixará de ser a forma mais eficaz de educar.

Um comentário:

Evelin Carraro disse...

Que orgulho em ser referência para minha filha.
Lágrimas rolaram dos meus olhos quando li o texto.
Acredito que podemos impor limites e autoridade sem ferir nossos filhos.
É chocante e monstruoso ver uma foto como essa e saber que todos os dias alguma criança em algum lugar (as vezes bem perto) está sendo agredida, torturada e as vezes morta. Lamentável!