sábado, janeiro 22, 2011

OPINIÕES DE UMA ADOLESCENTE DE 12 ANOS

Por: ANA CLARA CARRARO

"Influência de amizades"

Os jovens de hoje devem enraizar seus valores para formar uma estrutura forte para que não sejam facilmente bombardeados por más influências, sejam elas de amigos, colegas de trabalho ou chefes. As influências ruins podem ser em relação às drogas, bebidas, relacionamentos sociais, corrupção, etc.

Vejo que muitos jovens se deixam levar pelo que as pessoas falam, e não tem uma estrutura para levantar a cabeça e dizer: - Não vou fazer isso, eu sou mais eu!
As más amizades agem de uma forma que você é vencido pela insistência e para não parecer bobo, acaba cedendo. Falam que você é tonto, careta, só porque você não quer tomar uma bebida ou experimentar uma droga.

As influências podem ocorrer em pequenas coisas. Para exemplificar: Sofro uma grande pressão das minhas amigas por que eu ainda “não fiquei” com nenhum menino e elas já. E se você não faz o que elas querem, elas acham uma forma de te colocar para baixo até você ceder e acabar realizando o que elas queriam. Mas eu tento não ouvir o que elas dizem, sigo minha vida do jeito que eu quero e não me importo com o que elas querem que eu faça, faço o que quero e na hora que quero e sinceramente acho que ainda sou nova demais e não preciso provar nada para ninguém. Quando eu achar que estou preparada, ficarei com alguém sim, mas essa decisão será minha e não por influência das amigas.

A maioria dos jovens que sofre algum problema seja ele com drogas, bebidas ou qualquer outra coisa, foram influenciados por alguém, e com certeza se arrependem de terem caído na conversa dessas pessoas. Mas não adianta se arrepender depois, o que adianta é você começar à fortalecer suas opiniões, seu caráter, e começar a rever seus valores para quando se depararem com uma situação que há a necessidade de ser forte, não ser influenciado, consigam lidar e sair dessa situação sem maiores problemas.

Tenho 12 anos e a minha dica é: Você não precisa provar nada à ninguém, seja você mesma, faça o que quiser e na hora que quiser. Viva segundo o seu coração.

Nenhum comentário: