quarta-feira, fevereiro 08, 2012

OPINIÕES DE UMA ADOLESCENTE DE 12 ANOS

Drogas! Eu tô fora...





Algumas décadas atrás as drogas eram consideradas um problema distante da sociedade, as pessoas sabiam que ela existia, mas não conviviam com essa realidade. Hoje em dia esse problema se tornou tão comum que as escolas começaram a abordar esse tema com mais freqüência e mais informações sobre o assunto foram sendo pesquisados e divulgados.

Toda informação que adquirimos a respeito das drogas, suas causas e conseqüências, é quase inacreditável que pessoas ainda entrem nessa fria.

Normalmente os usuários de droga embarcam nessa “viagem sem volta” , a fim de ficar mais alegres e descontraídos, mas essa sensação passa rápido e a que vem em seguida é desoladora, por isso os usuários químicos não podem ficar sem essa droga, eles tem que se manter na sensação agradável, para não voltarem piores do que já estavam.

A maioria desses dependentes químicos, resolveram experimentar a droga por influência de amigos ou simplesmente para chamar a atenção de alguém. Ainda há aqueles que experimentam para tentar suprir algo que lhes falta, mas após darem conta que dessa forma não resolveram nada, tentam sair mais aí já é tarde demais...

No Brasil temos as drogas lícitas que infelizmente são legalizadas para maiores de idade dentre elas estão: Álcool e Cigarros. As drogas ilícitas que são proibidas para compra e o uso, englobam drogas como: Maconha, Cocaína e Crack. Em alguns países como: Estados Unidos e Espanha a maconha é legalizada com a alegação de que a erva possui fins medicinais.

No nosso país os dependentes químicos ou “drogados”, como são conhecidos popularmente, só podem ser encaminhados para clínicas de reabilitação por livre espontânea vontade. Acredito que esse método não surte muito efeito pois os dependentes só percebem que precisam de tratamento quando já estão no fundo do posso sem condições para retornar mesmo com a ajuda de profissionais, e mesmo se eles tiverem essa vontade, o Brasil não oferece a infra-estrutura necessária, as clínicas de reabilitação possuem valores inacessíveis para a classe média baixa, os profissionais não são capacitados para tratar os dependentes químicos e muitos outros fatores. O texto “Craqueiros e Craqueiras” do Dr. Drauzio Varella, que tive a oportunidade de ler relata o ponto de vista do autor em relação ao internamento involuntário dos dependentes químicos.

Portanto não arruine a sua vida e a de todos aqueles que estão a sua volta, quando alguém lhe oferecer essa “praga” lembre de todos aqueles que você ama e que te amam também, pense no seu futuro e tudo aquilo que ainda tem pra conquistar e lembre-se acima de tudo : “ Não deixe que a DROGA transforme sua vida em uma droga...”

Nenhum comentário: