terça-feira, abril 09, 2013

ATENDIMENTOS CRESCEM 40% NO CONSELHO TUTELAR

 
O número de atendimentos a ocorrências realizado pelos Conselhos Tutelares de Maringá (Zona Norte e Sul) aumentou mais de 40% no ano passado em comparação com 2011 – de 8.599, o total subiu para 13.920. Segundo conselheiros, a estrutura do órgão não está adequada para acompanhar este crescimento.
O conselheiro tutelar da unidade Zona Sul, Vandré Fernando, afirma que o local de recepção à população precisa de reformas. Além de pontos de infiltração nas paredes e rachaduras, ele ressalta que é comum encontrar goteiras em dias de chuva.
João Cláudio Fragoso
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Sede do Conselho Tutelar Zona Sul; servidores reclamam da estrutura


Para Fernando, outro problema é a falta de acessibilidade. “Já aconteceu de eu ter que atender uma criança no carro dos pais dela por não termos cadeira de rodas para levá-la para a minha sala. Além disso, cadeirantes não podem usar nosso banheiro, pois ele não dispõe das adaptações.”
A defasagem no quadro de funcionários também é apontada pelo conselheiro como um dificultador. Ele calcula que a unidade precise de pelo menos mais um profissional para o setor administrativo e dois motoristas. “E não basta apenas contarmos com uma equipe maior. Aqueles que a compõem precisam de qualificação”, acrescenta.
O Conselho Tutelar Zona Norte também não apresenta acessibilidade, diz o conselheiro tutelar Laércio Aparecido Ribeiro. Mas para ele, um dos principais problemas do órgão é a localização. “As pessoas têm dificuldade para nos encontrar”, avalia.
De acordo com Ribeiro, a instalação de uma central de atendimento gratuita para que a população faça denúncias também seria bem-vinda.
“Atualmente, os plantonistas têm celulares para que sejam contatados a qualquer hora do dia ou da noite. Acreditamos que nossa atuação seria mais eficiente se o contato conosco fosse mais divulgado e sem custos”, acrescenta.
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Flávio Vicente, avalia que a estrutura dos conselhos, mantida pela Prefeitura, atende às necessidades da população. Ele entende que os 12 funcionários distribuídos nas unidades de Maringá são suficientes. “Há mais de um profissional disponível por conselheiro”, pontua.
Ainda segundo o secretário, nenhuma solicitação sobre melhorias com relação à estrutura dos imóveis que servem como sedes dos Conselhos Tutelares ou sobre a necessidade de adaptá-los com foco na acessibilidade foi
feita até agora. “Estamos à disposição para atender os Conselhos Tutelares com os recursos que forem possíveis”, completa Vicente.
OBS. Em breve vou me manifestar apresentando as provas necessárias.
Fonte: O Diário

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