sexta-feira, setembro 13, 2013

CONSELHO TUTELAR PARALISA ATENDIMENTOS

A violência contra um conselheiro tutelar desencadeou um movimento de paralisação em Toledo. Nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) o Conselho Tutelar deixa de prestar os trabalhos internos, apenas os serviços essências de plantão funcionam normalmente.

Um dos conselheiros estava no exercício da função prestando um atendimento externo – efetuando uma notificação – quando o notificado usou de força física contra o conselheiro. “Esta situação é inadmissível. O conselheiro estava devidamente identificado com o veículo do Conselho Tutelar e foi agredido ao tentar exercer seu trabalho”, lamenta o presidente do Conselho Tutelar de Toledo, Juliano Varanis.
O presidente lembra que até o mês de fevereiro deste ano, um guarda municipal auxiliava nas diligências externas realizadas pelo Conselho Tutelar. “Ele prestava suporte de muita importância, pois zelava pela integridade física dos conselheiros. Depois de muita insistência a Secretaria de Segurança e Trânsito esclareceu que o guarda foi remanejado para lugares mais importantes e o Conselho Tutelar perdeu esse auxílio”, comenta.
Neste ano, já ocorreram duas situações em que as conselheiras quase foram agredidas. Conforme o presidente, as agressões não aconteceram porque outros conselheiros conseguiram impedir o ato violento. “Atendemos situações complicadas. Nossa preocupação é que outros casos sejam registrados e fique cada vez mais complicado exercermos nosso trabalho, que compreende garantir os direitos da criança e do adolescente”.

REIVINDICAÇÕES
Os conselheiros também estão reivindicando por uma revisão salarial. “No mês de maio encaminhamos ao poder executivo uma solicitação de reajuste salarial. Atualmente o conselheiro tutelar de Toledo recebe um salário líquido de R$1.645,31. Se compararmos com a remuneração de outros municípios, o nosso salário está defasado. O valor não compete à complexidade do trabalho que efetuamos”, pontua o presidente.
Outra dificuldade enfrentada pelo Conselho Tutelar de Toledo é falta de equipamentos de informática dentro da sede. “Além da estrutura física não estar devidamente equipada, diversas solicitações não foram atendidas, como a cadeirinha de segurança para transportar as crianças dentro do carro, um equipamento necessário para nosso serviço”, acrescenta.
Para o presidente, aqueles que ignoram a essencialidade do serviço prestado pelo Conselho Tutelar ignoram que garantir os direitos da criança e do adolescente é prioridade absoluta. “Por muitas vezes somos alvo de críticas da sociedade, mas a culpa não é do Conselho Tutelar já que não temos as condições necessárias para prestar os atendimentos”.

Fonte: www.jornaldooeste.com.br

Nenhum comentário: