segunda-feira, novembro 03, 2014

VOCÊ SABE O QUE É TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO?


O trabalho infantil doméstico caracteriza-se como“aquele que é realizado por crianças e adolescentes, fora de suas casas e dentro da casa de terceiros, que tem sido executado em troca de um salário ínfimo ou de uma promessa de roupa, escola e alimentação” (Costa, 1996).
De acordo com a pesquisa realizada pelo SINDOMÉSTICO em 2007, através do Projeto Meninas Livres – em Prol da Infância, Juventude e Educação, as funções desempenhadas por crianças e adolescentes em
casas de terceiros, caracterizando trabalho infantil doméstico, foram identificadas como: cozinhar, lavar roupa, cuidar de crianças, passar roupas, limpar casa, entre outras.
A tarefa de cuidar de uma c r i a n ç a , p o r e x emp l o, constitui-se num grande risco não somente à saúde de quem cuida, mas, também de “quem está sendo cuidado”.
Considerando que ainda não existe amadurecimento suficiente no que diz respeito aos aspectos psíquicos, físicos, cognitivos dessa criança cuidadora, que certamente não terá condições de enfrentar as situações desafiadoras que estão sempre presentes nesse universo.
Porém, é importante distinguirmos as tarefas que são desempenhadas pelas crianças em suas próprias casas,
como arrumação da cama, dos brinquedos, dos materiais escolares, e outras, caracterizadas como processos educativos na formação do senso de responsabilidade, companheirismo, cooperação e partilha.
Existem diversos fatores, que originaram a prática da exploração do trabalho infantil doméstico, quer seja pelas condições sócio-econômica dessas crianças e adolescentes, quer seja por crenças e valores instituídos
culturalmente na nossa sociedade, como o que diz que: “é melhor a criança estar trabalhando, que ficar na rua aprendendo o que não presta”, ou “mente vazia é morada para a malandragem”. Valores que precisamos desconstruir, a partir de práticas educativas cotidianas, que podem ser implementadas nas nossas casas, na escola, no nosso trabalho, com nossos vizinhos, num exercício pleno de amor, respeito e cidadania.

Nenhum comentário: